Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O que é DVD?

   Parece uma coisa meio sem sentido fazer um post falando sobre o que é um DVD, mas tem muita gente por aí que não sabe o que significa a sigla DVD, e nem que existe mais de um tipo de DVD. Por isso vamos começar aprendendo o que significa DVD.
 
    DVD é a sigla para Digital Versatile Disc, ou seja, Disco Digital Versátil. Mas também podemos ver a sigla como Digital Video Disc (Disco de Vídeo Digital).



   Vamos ver um pouco sobre a criação, a capacidade, o uso e os tipos de DVDs, o DVD foi criado em 1995. Na época, quem quisesse assistir um filme tinha que ir a um cinema ou assistir no Vídeo Cassete e
CD ainda era um artigo de luxo para algumas pessoas. Mas o uso do DVD não é apenas para filmes, podemos fazer cópias de arquivos do computador, podemos colocar músicas, programas, videogames usam o DVD como disco de jogos e muito mais. 

   Em um disco, no tamanho mais comum, cabem 4,7 GB de dados. Um CD, por exemplo, armazena 700MB, ou seja, a capacidade de um DVD é quase 7 vezes maior.

   Assim como os CDs, existem também os DVDs graváveis (apenas uma gravação) e os regraváveis, que permitem várias regravações, apagando e gravando o disco quando quiser.

   Partindo agora para a capacidade, existem vários tipos de DVDs, com tamanhos máximos de armazenamento diferentes. Tem o normal e mais comum, que foi citado acima, com capacidade para 4,7GB (padrão DVD-5), também foram produzidos discos com 1,5GB, que são de 8 cm que vão no espaço do meio da bandeja do aparelho de DVD. E a maior capacidade é a de 17GB (padrão DVD-18). E temos também o DVD-9 que tem capacidade de 8,5GB e tem duas camadas, enquanto o mais comum de 4,7GB tem apenas uma camada.

   E hoje em dia chegaram os Blu-rays, que atingem 25GB, 50GB ou até mais de 100GB de capacidade. Mas isso não significa que o DVD estará aposentado em pouco tempo, ainda se reproduz muita coisa, é só ver o tanto de shows de músicas que suam DVD. A verdade é que assim como aconteceu com o CD, o DVD tem garantido uns bons anos de estrada ainda.

   Esses padrões levam no nome a capacidade aproximada que o disco pode atingir, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário