Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O que é Topologia de Redes e quais os principais tipos?

   A Topologia de rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Resumindo, é a estrutura topológica da rede e pode ser descrito fisicamente ou logicamente.
   Há várias formas nas quais se pode organizar e interligar cada um dos nós (computadores) na rede. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.
    As categorias básicas de topologia de rede são:

   A Topologia física: representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de rede (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia de rede (física), influencia em diversos pontos considerados crítico, como a flexibilidade, velocidade e segurança.

   A Topologia lógica: refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para outro, sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

   Referente a topologia física vamos ver alguns tipos de topologias e suas vantagens e desvantagens:

  
TOPOLOGIA BARRAMENTO

   
   Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode transmitir dados no barramento num dado momento. Todas as outras "escutam" e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

   - Vantagens:
      Uso de cabo é econômico;
      Mídia é barata, fácil de trabalhar e instalar;
      Simples e relativamente confiável;
      Fácil expansão.

   - Desvantagens:
     Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;
     Problemas são difíceis de isolar;
     Falha no cabo paralisa a rede inteira.

   TOPOLOGIA ESTRELA

A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.




   - Vantagens:
     A codificação e adição de novos computadores é simples;
     Gerenciamento centralizado;
     Falha de um computador não afeta o restante da rede.

   - Desvantagem:
     Uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira.

    TOPOLOGIA ANEL

Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.  



   - Vantagens:
      Todos os computadores acessam a rede igualmente;
      Performance não é impactada com o aumento de usuários.

   - Desvantagens:
     Falha de um computador pode afetar o restante da rede;
     Problemas são difíceis de isolar.

   TOPOLOGIA MALHA
 
Esta topologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós (computadores) estão interligados a todos os nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino.




   - Vantagens:
      Maior redundância e confiabilidade;
      Facilidade de diagnóstico.

   - Desvantagem:
     Instalação é cara.

   É isso pessoal, espero que gostem e qualquer dúvida pode deixar um comentário.
      
  

2 comentários: