Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O que é Memória ROM e qual sua função

   A memória ROM (Read-Onli Memory), como o nome já diz é a memória somente de leitura. Portanto, só permite leitura, ou seja, suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e não podem ser alteradas ou apagadas depois, podendo apenas ser acessadas. Ou seja, seu conteúdo é gravado de modo permanente.
   Basicamente, a função da memória ROM é oferecer dados apenas para leitura. Normalmente, a ROM é utilizada para armazenar firmwares, pequenos softwares que funcionam apenas no hardware para o qual forma desenvolvidos e que controlam as funções mais básicas do dispositivo.
   Na memória ROM de uma calculadora, por exemplo, podemos encontrar as rotinas matemáticas que o estudante pode realizar ao usá-la. Já no caso de celulares e computadores, elas carregam o sistema operacional e os softwares básicos do aparelho.
   Existem alguns tipos básicos de Memória ROM, que são:

   - PROM: (Programmable Read-Only Memory), que tem sua gravação feita por aparelhos especiais que
trabalham através de uma reação física com elementos elétricos. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados.

   - EPROM: (Eletrically Programmable Read-Only Memory), nela os dados gravados na memória EPROM podem ser apagados pelo uso de radiação ultra violeta permitindo sua reutilização. É o tipo de memória ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador.

   - EEPROMs: (Eletrically Erasable Programmable Read-Only Memory), este tipo é similar à EPROM. Seu conteúdo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem específica aos pinos de programação.
   Portanto, pode ter seu conteúdo modificado eletricamente, mesmo quando já estiver funcionando num circuito eletrônico.

   - Flash ROM: São memórias flash semelhantes às EEPROMs. São mais rápidas e de menor custo. É um tipo de chip de memória para BIOS de computador que permite que esta seja utilizada através de softwares apropriados. Essa atualização pode ser feita por disquete ou até mesmo pelo sistema operacional. Tudo depende dos recurso que o fabricante da placa-mãe em questão disponibilizar.

   - CD-ROM: São discos ópticos que retêm os dados não permitindo sua alteração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário