Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que é e como usar a desfragmentação de disco?

   A desfragmentação de disco é o processo de consolidação de arquivos fragmentados no disco rígido do computador.
   Mas você deve estar pensando para que desfragmentar o disco?
   É que funciona assim: o seu disco rígido é dividido em vários setores, e quando você copia um arquivo para o computador, ele é armazenado de forma sequencial, por exemplo, vamos imaginar que você quer guardar 4 músicas no seu disco rígido, e por algum motivo você quiser apagar a segunda música, ficará um espaço em branco no seu disco. Quando você for copiar novos arquivos, o seu computador irá aproveitar esse espaço livre, e se não couber tudo o arquivo ali, ele irá fragmentar os arquivos por diversos setores, e isso torna o computador mais lento, porque toda vez que você for precisar de arquivo o disco rígido irá que sair procurando os fragmentos para junta-los e exibir o arquivo, lembrando que no disco rígido existem milhares de arquivos espalhados.
   Um exemplo para entender melhor a fragmentação é como se você estivesse lendo um livro e quando
você chega na página 10 tem que pular para a 100 e depois voltar para 35 e assim sucessivamente, a leitura irá demora muito mais para acabar.
   Então a ideia do desfragmentador de disco é mover todos os arquivos para que cada um deles seja armazenados nos setores sequencialmente, ficando assim mais fácil de encontrar e melhorando a velocidade.
   O próprio Windows possui um desfragmentar, para usá-lo faça o seguinte:
   Procedimento para o Windows XP:
   Menu Iniciar --> Programas --> Acessórios --> Desfragmentar de disco
   Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar.
   O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você.

   Procedimento para o Windows 7:

   Menu Iniciar -->Todos os Programas --> Acessórios --> Ferramentas do sistema --> Desfragmentar de disco
   Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar.
   O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você.

   Espero que tenha gostado.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário