Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Como funcionam os sistemas operacionais: Quais são os tipos de sistemas operacionais?

   Bom, já mostramos o que faz um sistema operacional, agora vamos ver quais são os tipos de sistemas operacionais básicos.
   Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais. Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. As categorias mais abrangentes são:

   - Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS - Real-Time Operating System): É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS nos tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma 'caixa selada'. A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo. Em uma máquina complexa, se uma parte se move mais rapidamente só porque existem recursos de sistemas disponíveis, pode ser tão catastrófico quanto se uma parte não conseguisse se mover porque o sistema está ocupado.

   - Monousuário, Monotarefa: O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário, monotarefa.

   - Monousuário, Multitarefa: Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de
mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows, e Apple Mac OS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da internet e imprime um e-mail.

   - Multiusuário: Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS são exemplos de sistemas operacionais multiusuário.

   É importante diferenciar os sistemas operacionais multiusuário dos sistemas operacionais monousuário que suportam rede. O Windows Server e o Novell Opem Enterprise Server podem suportar centenas ou milhares de usuários em rede, mas os sistemas operacionais em si não são sistemas multiusuário de verdade. O 'administrador do sistema' é o único "usuário" do Windows Server ou do Novell Open Enterprise Server. O suporte à rede e todos os usuários remotos são, do ponto de vista do sistema operacional, um programa sendo executado pelo administrador.
   A partir da próxima postagem vamos entender as funções básicas do sistema operacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário