Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Como funcionam os sistemas operacionais: O que um Sistema operacional faz?

   Na postagem passada vimos uma pequena introdução sobre sistema operacional, agora vamos ver o que um sistema operacional faz.
   De modo mais simples, o sistema operacional realiza duas tarefas:
   1 - Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco, etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexação de rede;
   2 - Proporciona uma maneira estável e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware.
 
   A primeira tarefa, que é o gerenciamento de recursos de software e hardware, é extremamente importante. Diversos programas e métodos de entrada de dados competem pela atenção da CPU (Unidade Central de Processamento) e demandam memória, espaço em disco e largura de banda de entrada e saída. O sistema operacional, então, faz o papel do bom pai. Ele cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento e gerência a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usuários e aplicativos.

   A segunda tarefa é fornecer uma interface consistente para os aplicativos. A interface é especialmente importante se mais de um tipo de computador utiliza o sistema operacional ou se o hardware do computador
é constantemente utilizado. Uma API (Application Program Interface - Interface de Programação de Aplicativos) permite que o desenvolvedor do software escreva um programa em um computador e tenha um alto nível de segurança de que este aplicativo vai rodar em outro computador do mesmo tipo, mesmo que a quantidade de memória e a área de armazenamento sejam diferentes.

   Mesmo que um computador seja único, um sistema operacional assegura que os aplicativos continuem funcionando após as atualizações de hardware. Isso acontece porque é o sistema operacional, e não o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuição dos seus recursos. Um dos desafios do desenvolvedor de sistemas operacionais é criar um sistema flexível o suficiente para reconhecer hardwares de milhares de fabricantes diferentes. Os sistemas atuas podem acomodar milhares de impressoras, drives e periféricos especiais em qualquer combinação possível.   
   Na próxima postagem vamos ver quais os tipos básicos de sistemas operacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário