Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como funciona os Sistemas Operacionais - Introdução

   Nas próximos postagens vamos entender como funcionam os sistemas operacionais. Hoje começaremos com uma introdução e mostraremos a espinha dorsal do sistema operacional. Vamos começar então:

   INTRODUÇÃO
 
   Quem tem um computador, provavelmente já ouviu falar sobre os sistemas operacionais. Qualquer computador de mesa ou laptop que você compra normalmente já vem com o Windows instalado. Já os computadores Macintosh rodam os sistemas operacionais  OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou Unix. O sistema operacional (SO) é a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna inútil.
   Recentemente começaram a surgir sistemas operacionais para pequenos computadores. Se você gosta de vasculhar os dispositivos eletrônicos, vai descobrir que existem sistemas operacionais em dispositivos que usamos todos os dias, de celulares a pontos de acesso sem fio. Os computadores nestes pequenos dispositivos se tornam tão poderosos que hoje eles rodam até sistema operacional e aplicativos. Um computador de um celular moderno é mais poderoso do que um computador de mesa de alguns anos atrás.
   Esta evolução faz parte de um processo de desenvolvimento natural. Geralmente, você pode fazer alterações no funcionamento de qualquer dispositivos que rode um sistema operacional. Como os sistemas operacionais são feitos de códigos portáveis, em vez de circuitos físicos permanentes, eles podem ser alterados sem que seja necessário descartar o dispositivo inteiro.
   Para os usuários de computadores de mesa, significa poder adicionar diversos recursos, como por exemplo, uma nova atualização de segurança, patch do sistema, novos aplicativos ou até mesmo um novo sistema operacional sem ter de comprar um novo computador. Quando você entende o funcionamento de um sistema operacional e sabe como configurá-lo, você pode fazer muitas mudanças no comportamento dele. Isso funciona tanto para o computador como para computadores.
   O objetivo de um sistema operacional é organizar e controlar o hardware e o software para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível. E nos próximos posts vamos explicar o que um software precisa para ser chamado de sistema operacional e mostrar como funciona o sistema operacional do seu computador. Vamos começar nessa mesma postagem, mostrando qual é a espinha dorsal do sistema operacional.

   A Espinha Dorsal do sistema operacional

   Mas não são todos os computadores que têm sistemas operacionais, o computador que controla o forno micro-ondas não precisa de um, pois seu conjunto de instruções é bastante específico e simples (um teclado numérico e alguns botões com ações pré-definidas). Em outros dispositivos, o sistema operacional cria a possibilidade de:
   - Realizar uma variedade de tarefas;
   - Interagir com os usuários de forma complexa;
   - Acompanhar as necessidades que mudam com o tempo.

   Todos os computadores de mesa ou laptops, têm sistemas operacionais. Os mais comuns são os da família Windows, da Microsoft, o OS X, sistema operacional da Macintosh desenvolvido pela Apple, o Linux, sistema operacional desenvolvido por Linus Torvalds e pela comunidade de desenvolvedores de software open source, e a família UNIX de sistemas operacionais (que forma desenvolvidos por uma série de pessoas, empresas e colaboradores). Existem ainda centenas de outros sistemas operacionais desenvolvidos para aplicações específicas como mainframes, robótica, manufatura, sistemas de controle de tempo real e etc.
   O sistema operacional controla os aplicativos, faz o gerenciamento de entrada e saída, dos drivers de dispositivos, gerencia a memória, gerencia a CPU e o hardware.      
   Na próxima postagem falaremos sobre O que um sistema operacional faz.

Um comentário:

  1. Os sistemas operacionais são muito importantes no computador sem ele o computador não funciona, Luiz te desejo um bom final de semana abraços.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderExcluir