Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Qual a diferença entre Java e Javascript?

   Vamos começar deixando claro que Javascript não tem nada a ver com Java.
    É certo que as duas linguagens tem uma origem comum. Mas atualmente, são produtos totalmente distintos e tem entre si apenas uma relação de sintaxe.
   Vamos ver algumas diferenças principais entre estas duas linguagens:

   O compilador
   JAVA: Para programar em Java necessitamos de um Kit de desenvolvimento e um compilador .
   JAVASCRIPT: Não é uma linguagem que necessite que seus programas se compilem, eles se interpretem por parte do navegador quando este lê a página.

   Orientado a Objetos
   JAVA: É uma linguagem de programação orientada a objetos.
   JAVASCRIPT: Não é orientada a objetos, isto quer dizer que você pode programar sem necessidade de criar classes, tal como se realiza nas linguagens de programação estruturada como C ou Pascal.

   Propósito
   JAVA: É muito mais potente , porque Java é uma linguagem de propósito geral, com a qual você pode fazer aplicações variadas.
   JAVASCRIPT: Somente podemos escrever programas para ser executados em páginas web.

   Estruturas fortes
   JAVA: É uma linguagem de programação fortemente tipada, isto que dizer que ao declarar uma variável teremos que indicar seu tipo e não poderá mudar de um tipo a outro automaticamente.
   JAVASCRIPT: Não tem essa característica, e você pode colocar em uma variável a informação que desejar, independente do tipo desta. Além disso, você poderá mudar o tipo de informação de uma variável quando quiser.

    Como vimos Java é mais complexo, mas também é mais potente, robusto e seguro, tem mais funcionalidade que o Javascript. Mas cada um atende as as necessidades para que foram criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário