Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O que são Sistemas de Arquivos e quais existem?

   Sempre quando formatamos um computador na hora de selecionar qual formatação fazer? Qual sistema de arquivos usar? Isso no Windows XP como mostra a imagem abaixo:


   Mas o que é sistema de arquivos?
   Sistema de Arquivos é o modo como os dados serão organizados e listados no disco. É como se o sistema operacional tivesse uma 'lista' com os dados que serão acessados no disco, para ficar mais fácil localizá-los depois. Com os dados bem listados e bem organizados no disco rígido, a busca posterior desses dados será mais ágil e mais fácil, além de ficar bem mais rápido. É como se fosse um "mapa" para encontrar dados dentro do disco rígido, então o sistema operacional vai direto na parte onde o dado está alocado, ao invés de abrir todos os dados para verificar qual é o solicitado.
   Embora um único sistema operacional possa detectar e trabalhar sobre vários tipos de sistemas de arquivos, só poderá ser usado um único tipo de "organização" (sistema de arquivos) por partição. O sistema de arquivos é definido somente na formatação (Exceção: alguns sistemas antigos, como o Windows 95 e 98 permitem alterar o sistema de arquivos de FAT para FAT32).
   Agora vamos ver quais sistemas de arquivos existem, são eles:

   FAT: É um dos tipos de sistemas de arquivos que já foi mais utilizado no mundo, e atualmente é suportado por todos os tipos de sistemas operacionais. É um sistema de arquivos antigo (foi criado em 1987), então tem algumas limitações, sendo as mais visíveis ao usuário: A possibilidade de criação de partições (unidades lógicas) com no máximo 2 GB por unidade, e o nome do arquivo limitando-se a oito caracteres principais de nome e três caracteres representando a extensão. Por isso, em sistemas de arquivos com FAT instalado, você facilmente verá os arquivos representados por exemplo como, EXEMPLO.TXT ou EXEMPTE~.TXT, sendo que o til ("~") representa que o nome do arquivo estourou a quantidade de caracteres permitidos para o nome de arquivo. Os sistemas MS-DOS, Windows 3.x e o Windows 95 usam
esse sistema de arquivos por padrão.

   FAT32:  É o sistema de arquivos mais usado no mundo. É uma evolução do FAT (também conhecido por FAT16). As principais evoluções foram: O aumento do tamanho máximo por unidade (no máximo 16 TB) e o aumento do tamanho do arquivo (até 4 GB por arquivo). Outra grande evolução foi o aumento no número de caracteres suportados para o nome de arquivo, passou de 8 para 256 caracteres. No FAT32 os dados são gravados de forma mais "condensadas" do que no FAT16, por isso essas mudanças. Os sistemas Windows 95, osr2, 98 e Me utilizam esse sistema de arquivos por padrão, e são capazes de ler dados em sistemas de arquivos FAT16. O Windows NT, 200, XP, Vista e Windows 7 também conseguem ler dados gravados em sistemas de arquivos FAT32, embora esse não seja o padrão utilizado. O FAT32 atualmente é o sistema de arquivos mais indicado e mais usado para unidades móveis (pendrives, cartões de memória, flash drives, etc), devido a possibilidade de remoção rápida do dispositivo e também da maneira como o dispositivo é usado pelo sistema operacional, deixando-o livre apenas para a gravação básica dos dados.

  NTFS: É o sistema de arquivos padrão para grandes unidades, servidores, e computadores com o Windows NT, 200, XP, Vista, Windows 7 instalados. O NTFS foi criado para ser um padrão de sistema de arquivos em servidores, devido a sua confiabilidade, segurança e estabilidade. Possui muitas ferramentas de controle, inclusive de permissões por usuário, ele é mais seguro a fragmentos (fato que ocorre frequentemente em sistemas FAT) e mais protegido contra falhas, além de possuir recursos bem avançados, destinados a servidores (VSS, EFS, Quotas, etc). Mesmo sendo um sistema de arquivos mais avançado e mais lento por causa das diretivas de segurança, ele é usado por padrão nas instalações do Windows NT, 200, XP, Vista e Windows 7, além do Windows 2003 e 2008 (sistemas operacionais destinados a servidores), pelo fato de não haver limitações nos tamanhos dos arquivos e nomes.

      ext: É um sistema de arquivos criado para uso com sistemas operacionais Linux, foi desenvolvido em 1992, para superar as deficiências do sistema de arquivos padrão do Minix. Permitia que os arquivos tivessem nomes de até 255 caracteres por arquivo, e até 2 GB de tamanho por arquivo, mas esse sistema de arquivos ainda possuía algumas limitações. Problema que foram resolvidos na ext2, o que incluíam unidades de até 2 TB por partição. Atualmente ext2 é usado amplamente em unidades móveis (pendrives, cartões de memória, etc) devido ao seu método de escrita.

   ext3: Evolução do ext2, é o padrão atual dos sistemas Linux. Um dos seus recursos mais interessantes é o journaling, que é como se o sistema operacional gravasse um "diário", ou log, com as alterações que vão sendo feitas no disco. Em caso de falha no sistema, o sistema operacional pode ler os dados desse log e realizar uma recuperação dos dados. Alguns pontos fracos são a baixa velocidade e o desempenho reduzido.

   etx4: A última evolução dos sistemas ext. Considerado por muitos uma das melhores evoluções já feitas, é um sistema de arquivos com um desempenho excelente. O ext4 usa algumas funcionalidades diferentes para melhorar o desempenho, incluindo a forma como os dados estão alocados ("alocação tardia") que resulta em ganho desempenho e fragmentação quase nula. Os sistemas de arquivos ext não são compatíveis com sistemas operacionais da família Windows, entretanto os sistemas Linux são capazes de ler e gravar em sistemas de arquivos FAT  e NTFS.

   Bom pessoal agora que vocês sabem um pouco mais sobre cada sistema de arquivos, é só escolher o mais adequado para você e para o seu sistema operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário