Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O que é SQL?

   Para começar você precisa saber que SQL não é um banco de dados, SQL é uma linguagem que significa Structured Query Language, em português: Linguagem de consulta estruturada. Seu foco principal é a consulta a dados.
   Os bancos de dados (ou gerenciadores de bancos de dados) nasceram antes da linguagem SQL e cada um tinha sua própria linguagem de consulta. Logo os usuários e fabricantes notaram que essa história não era interessante e optaram pela criação de uma única linguagem para consultar bancos de dados relacionais. O órgão American National Standards Institute (ANSI) ficou responsável pela padronização desta linguagem e de tempos em tempos realiza encontros entre fabricantes para discutir a linguagem SQL e propor melhorias, no entanto esta padronização não impede que cada fabricante personalize a linguagem SQL para atender suas necessidades, e é aí que surgem os dialetos. Por exemplo, o "dialeto" do gerenciador de banco de dados Oracle é o PL/SQL, o do SQL Server é o T-SQL (transact  SQL) e etc.
   O importante é que você não confunda linguagem SQL com gerenciadores de banco de dados, isso é um erro muito comum.
   O gerenciador de banco de dados , é um programa que gerencia banco de dados. Hoje exitem diversos gerenciadores de banco de dados disponíveis no mercado, como o Oracle, o Microsoft SQL Server, o PostgreSQL, entre outros. E todos utilizam a linguagem SQL para consultar dados.
   Então podemos concluir dizendo que SQL é uma linguagem de consulta de banco de dados relacionais. No mercado atual existem diversos sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais, conhecidos também como SGBD, como exemplos temos o Oracle, Microsoft SQL Server, PostgreSQL, DB2, etc.. Estes gerenciadores utilizam a linguagem SQL para consultar os dados e podem adicionar soluções para atender suas particularidades e aí nascem os dialetos como PL/SQL, PL/pgSQL e o T-SQL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário