Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O que é, e qual a utilidade de um banco de dados?

   Um banco de dados, conhecido também como BD (em inglês DB, database) é uma ferramenta para coletar e organizar informações. Os bancos de dados podem armazenar informações sobre pessoas, produtos, pedidos ou qualquer outra coisa. Muitos bancos de dados começam como uma lista em um programa de processamento de texto ou planilha. Conforme a lista cresce, começam a aparecer redundâncias e inconsistências nos dados. Os dados se tornam difíceis de entender no formato de lista, e há limitações nas maneiras de pesquisar ou puxar subconjuntos de dados para analisar. Quando esses problemas começam a aparecer, é conveniente transferir os dados para um banco de dados criado por um sistema de gerenciamento de banco de dados.
   Um banco de dados computadorizado é um contêiner de objeto. Um banco de dados pode conter mais de uma tabela. Por exemplo, um sistema de rastreamento de inventário que usa três tabelas não é três bancos de dados, mas um banco de dados apenas que contém três tabelas. A menos que ele tenha sido criado especificamente para usar dados ou código de outra fonte de dados.
   Um banco de dados tem como utilidade permitir pôr dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização, assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso é ainda mais útil quando os dados são cada vez mais numerosos.
   Um banco de dados pode se local, que dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede, como por exemplo em um servidor. A vantagem essencial da utilização dos bancos de dados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuário simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário