Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O que é BIOS?

   BIOS significa Basic Input/Output System ou em português Sistema Básico de Entrada e Saída. É o mecanismo responsável por algumas atividades corriqueiras em um computador, mas que são importantes para o correto funcionamento da máquina. Se a BIOS não funcionar direito, o PC também não funcionará.

   Vamos ver o funcionamento da BIOS:

   A BIOS é responsável pela execução de várias tarefas executadas no momento em que você liga o computador até o carregamento do Sistema Operacional instalado na máquina.
   Ao iniciar o computador, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Se estiver tudo OK, a BIOS então passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.
   É na BIOS que você pode visualizar e alterar algumas informações do seu computador, como ajustar o relógio do sistema, verificar a temperatura da placa-mãe e do processador ou conferir a velocidade com a qual o cooler está girando. Além disso, é por meio dessa ferramenta que você determina se o boot do computador será feito pelo disco rígido, driver de CD/DVD ou dispositivos USB. 
   Os famosos overclock e underclock, que nada mais são do que alterar a velocidade de clock do processador, também são feitos por meio da BIOS. Como você pode perceber, sem esse aplicativo é praticamente impossível iniciar uma máquina.
   Para garantir sua integridade, a BIOS fica dentro de um chip com memória ROM (memória somente de leitura), o que quer dizer que não pode ser alterada as suas características centrais, você não pode desinstalar a BIOS, por exemplo, apenas modificar as opções permitidas.
   Configurar a BIOS não é muito difícil, mas precisa ter cuidado para não modificar configurações que prejudiquem o funcionamento do computador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário