Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Diferença entre RISC e CISC

   As arquiteturas RISC e CISC costumam cair em provas de concursos para cargos de Infra Estrutura ou mesmo para cargos genéricos, que não separam desenvolvimento de infra. É um assunto muito importante para entendermos a arquitetura por trás dos computadores.
   O desse post é mostrar as definições destas arquiteturas e, principalmente a diferença entre elas. Vamos ver cada uma delas:

   Arquitetura RISC

   A arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer), ou Computador com Conjunto de Instrução Reduzido, como o próprio nome já diz, tem um conjunto mínimo de fuções que a máquina hardware deve suportar, correspondendo a operações aritméticas e lógicas, a transferência entre CPU, memória, periféricos e a operações de controle da máquina, na sua essência. Uma máquina RISC oferece um número muito reduzido de instruções e cada instrução apenas realiza uma ação muito simples.
   Uma máquina RISC tem seus programas compilados pelo compilador em código de máquina diretamente, ou seja, as instruções são transformadas em linguagem de máquina pura, sem decodificação (as máquinas RISC apresentam número reduzido de instruções e instruções simples para diminuir a complexidade da arquitetura, da estrutura).
    
   Arquitetura CISC

   A arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer), ou Computador com Conjunto de Instrução
Complexo, se caracteriza por possuir várias e complexas instruções que em apenas um comando podem obter resultados de aritmética complexa.
   Um programa que será compilado em uma máquina CISC irá possuir suas instruções escritas de forma menor, mais simples e mais codificadas, ou seja, quando a UCP (Unidade Central de Processamento) for executar tal programa, ele receberá uma instrução codificada e terá de decodificá-la em linguagem de máquina para que os circuitos possam executá-las.
   Para que possa executar instruções complexas, são exigidos complicados e grandes números de circuitos e chips. Tais circuitos aumentam a área de chip utilizada e encarecem o produto final. Além disso, a arquitetura CISC é de difícil elaboração, custando tempo para ser pensada e executada. Tais complexos e tantos componentes não permitem ciclos rápidos de relógio, sendo essa uma das desvantagens com relação à sua concorrente, a arquitetura RISC.      

   Conclusão
  
   Com o apresentado, podemos concluir que cada arquitetura possui suas vantagens, executar mais instruções em menor tempo e executar uma instrução mais complexa em menor tempo são relativas quanto a o desempenho. Mas existem programas que são executados melhor em máquinas RISC e outros em máquinas CISC.
   Então podemos diferenciar ambas as arquiteturas da seguinte forma:


   E isso pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida deixe um comentário com as dúvidas ou sugestão de post.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário