Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Diferença entre DHCP e BOOTP

   O protocolo bootstrap (BOOTP) é um protocolo de configuração de host desenvolvido antes do DHCP. O DHCP foi aperfeiçoado em relação ao BOOTP e resolve limitações específicas do BOOTP como um serviço de configuração de host.
   Antes de mostrar as diferenças dos dois protocolos, vamos ver o que eles tem de semelhanças, os elementos comuns são:

   - A estrutura do formato utilizada para cada protocolo para trocar mensagens entre o servidor e os clientes: Tanto o BOOTP quanto o DHCP usam mensagens de solicitação (enviadas por clientes) e mensagens de respostas (enviadas por servidores) praticamente idênticas. As mensagens em ambos os protocolos utilizam um único datagrama UDP (User Datagram Protocol) de 576 bytes para incluir cada mensagem de protocolo. Os cabeçalhos das mensagens são iguais no dois protocolos, com uma exceção: o campo do cabeçalho da mensagem final costumava ter dados opcionais. Para o BOOTP, esse campo opcional é chamado de área específica de fornecedor e está limitado a 64 octetos. Para o DHCP, essa área é chamada de campo opção e pode ter até 312 octetos de informações de opções.

   - Uso de portas UDP conhecidas para a comunicação entre cliente/servidor: O BOOTP e o DHCP utilizam as mesmas portas de protocolo reservadas para o envio e o recebimento de mensagens entre servidores e clientes. Os servidores BOOTP e DHCP usam a porta UDP 67 para ouvir e receber mensagens de clientes. Os clientes BOOTP e DHCP geralmente reservam a porta UDP 68 para aceitar respostas de mensagens de um servidor BOOTP ou DHCP.

   - Distribuição de endereço IP como parte integrante do serviço de configuração: Embora o BOOTP e o DHCP aloquem endereços IP para clientes durante a inicialização, eles utilizam métodos de alocação diferentes. O BOOTP geralmente fornece alocação fixa de um único endereço IP para cada cliente, reservando permanentemente esse endereço no banco de dados do servidor BOOTP. O DHCP normalmente fornece alocação dinâmica e concedida de endereço IP disponíveis, reservando temporariamente cada endereço de cliente DHCP no banco de dados do servidor DHCP.

   Agora que já vimos as semelhanças entre os dois protocolos, vamos ver as diferenças entre eles:






























   É isso pessoal espero ter ajudado a entender melhor as semelhanças e diferenças entre o BOOTP e o DHCP.

FONTE: Microsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário