Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como funciona o DHCP

   O DHCP utiliza um modelo cliente/servidor, onde o administrador da rede estabelece um ou mais servidores DHCP que mantêm as informações de configuração de TCP/IP e as fornecem aos clientes. O banco de dados do servidor inclui o seguinte:

   - Parâmetro de configuração válidos para todos os clientes da rede;
   - Endereços IP válidos mantidos em um pool para serem atribuídos aos clientes, além de endereços reservados para atribuição manual;
   - Duração de uma concessão oferecida pelo servidor. A concessão define o período de tempo em que o endereço IP atribuído pode ser utilizado.

   Com um servidor DHCP instalado e configurado na rede, os clientes com DHCP podem obter os endereços IP e parâmetros de configuração relacionados dinamicamente sempre que iniciarem e ingressarem em uma rede. Os servidores DHCP fornecem essa configuração sob a forma de usam oferta de concessão de endereços para clientes solicitantes.
   O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:

   Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o endereço MAC (MAC Adress) do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Essa associação é feita manualmente pelo administrador da rede, por consequência, apenas os clientes cujo endereço MAC constar nesta lista poderão receber configurações desse servidor;

   Atribuição automática - Onde o cliente obtêm um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários endereços MAC habilitados a esse espaço de endereços;

   Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface da rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.

   É isso pessoal espero ter ajuda a vocês entenderem melhor o funcionamento do DHCP, dúvidas podem ser deixadas nos comentários, assim como sugestões também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário