Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Diferença entre Internet, Intratet e Extranet

   Internet, Intranet e Extranet, estas três palavras são muito utilizados hoje em muitos locais, mas qual a diferença e para que servem?
   Vamos ver abaixo:

   INTERNET

   É o conjunto de redes de computadores, que se comunicam, por meio dos protocolos TCP/IP. A internet entre outros serviços, oferece a cópia de arquivos, correio eletrônico, participação em grupos de discussão, redes sociais e, o principal deles, o acesso à World Eide Web (WWW).
   A internet serve como um dos principais meios de comunicação inventados pelo homem, a capacidade de transmitir dados à longa distância faz com que a internet tenha milhões de adeptos diários. Com a internet você pode transmitir texto, fotos, vídeos, fazer ligações por voz ou vídeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

   INTRANET

   Uma intranet é uma rede privada de computadores baseada nos padrões de comunicação da internet. É uma versão reduzida da internet que somente os membros de uma organização podem ver.
   No começo do uso da intranet, elas serviam para as companhias conectarem seus servidores de correio eletr
ônico à internet. O passo seguinte foi publicar websites com informações corporativas. A tendência agora é usar as mesmas ferramentas de publicação de informações para o mundo, para publicar informações dentro da rede privada, a intranet.

   EXTRANET

    A extranet seria uma extensão da intranet, Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa.
   A extranet serve para melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário