Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Como escolher a impressora certa?

   Com a evolução tecnológica, acreditava - se que o papel seria descartado, mas isso foi um engano, atualmente o papel vem sendo utilizado em larga escala nas empresas, indústrias, comércio, etc.
   É por isso que as impressoras ainda sobrevivem, quem nunca precisou imprimir uma conta, um documento ou um trabalho de escola ou faculdade?
   Mas daí pinta aquela dúvida, qual impressora devo comprar? Jato de tinta ou a laser? Precisa Wi-Fi? Qual marca é melhor? Pois bem, nesse tópico teremos algumas dicas para ajudar a você a escolher a impressora certa.

   PRIMEIRO, precisamos decidir alguns pontos, são eles:

   1 - Qual suas necessidades?
   Você costuma imprimir muita coisa?
   Pretende imprimir fotos ou apenas documentos?
   Os materiais impressos vão ser coloridos ou preto e branco?
   E, quanto você pode gastar?

   2 - Impressora a jato de tinta ou laser?

   Os equipamentos a jato de tinta formam a família mais comum de impressoras, capazes de fazer impressões coloridas. Essas impressoras são mais rentáveis, mas tem desvantagens também, Os cartuchos custam em média R$ 50 (originais) e imprimem cerca de 200 folhas (média de 0,25 centavos por folha). Mas, se uma impressora não é utilizada por algum tempo, a tinta pode secar, aumentando assim o custo por página.
Impressoras a laser devem ser consideradas quando é preciso imprimir um grande volume de páginas por mês.   
   Os toners desse tipo de impressora são mais caros: custam em média 100 reais, mas varia muito de marca para marca e podem chegar a valores considerados bem altos. A vantagem é que a tinta não seca da mesma forma que os cartuchos para impressoras a jato de tinta, mas esses modelos gastam mais energia.


   3 - Conexão USB, Wi-Fi ou Ethernet?
   Se você está planejando conectar o seu PC de mesa à impressora, escolha modelos com conexão USB.
   Se pretende conectar vários computadores em uma única impressora, utilize conexão ethernet;
   E, se quiser colocar a impressora em um lugar longe do computador ou várias pessoas na sua casa utilizam notebooks, a conexão Wi-Fi é melhor.

   4 - Multifuncionais
   Se for precisar tirar cópias de arquivos (xerox), digitalizar documento, enviar fax e imprimir é claro, então a melhor opção é comprar uma impressora multifuncional, o custo é mais alto, se você não utilizar praticamente nada desses serviços.

   Alguns fatos decisivos na hora da compra

   Resolução: Existem duas resoluções comuns para impressoras: 600 dpi e 1200 dpi. Quanto maior a resolução, mais nítidas serão as impressões. Se for imprimir só documentos de texto, a resolução de 600 dpi é suficiente, caso tenha que imprimir imagens e gráficos a resolução de 1200 dpi são mais indicadas.

   Marcas: Existem diversas marcas disponíveis no mercado, como HP, Canon, Epson, Samsung, Lexmark, etc. O ideal é comprar uma marca que ofereça suprimentos, peças e assistência técnica fáceis de encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário