Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O computador não liga

   Se o seu computador não está ligando, existem vários problemas que podem ser, vamos ver 2 problemas mais frequentes:

   O computador não dá sinal de vida

   Pode ser:
   - Tomada: teste seu computador em outra tomada, se ligar resolvido, basta trocar a tomada, se o problema continuar;

   - Cabo de energia: pode ser que o cabo de energia esteja danificado, troque-o por um novo, se mesmo assim não resolver;

   - Fonte de energia: algumas fontes tem um botão de liga e desliga, verifique se este está ligado na posição On. Se sua fonte não tiver o botão ou se o botão tiver na posição On e mesmo assim não ligar, troque a fonte, provavelmente seja ela a responsável pelo problema.

   O computador liga mas não dá vídeo

   Pode ser:
   - Memória: ao iniciar o computador você escuta 1 bip longo, o problema está na memória, retire as memórias e passe uma borracha nos pentes de memórias RAM, se não resolver troque os pentes de slots, pode ser que algum esteja queimado, se mesmo assim continuar substitua o pente de memória por um novo.
   - Setup:  o computador pode não funcionar se você realizar qualquer configuração errada no setup. Faça uma limpeza na CMOS mediante um jumper na placa-mãe. Faça uma nova configuração do Setup.
   - Cabos flet ou placas mal encaixados:  placas de expansão ou cabos mal encaixados podem causar esse tipo de problema, tente desconectar e conectar novamente os cabos, observe o encaixe das placas. Caso não funcione, tente desconectar tudo, retire as placas, deixando apenas a placa de vídeo, a memória e o processador, ligue a máquina, se aparecer imagem no monitor vá conectando os componentes, um a um,
para poder fazer o teste e ver onde está o problema. 
   - Placa de vídeo: remova a placa de vídeo e limpe os contatos com uma borracha, coloque-a bem encaixada e teste novamente, se não funciona, substitua a placa de vídeo. Geralmente, quando a placa de vídeo apresenta um defeito lógico que faz com que ela não seja reconhecida, aí é emitido um sinal com 8 bips curtos, representando o problema.
   - Processador: caso já tenha realizado todos os teste e mesmo assim o problema persistir, remova o processador e coloque-o novamente, encaixando-o bem e com muito cuidado para não colocar do lado errado, senão entortara os pinos. Se o problema continuar o processador pode estar queimado, troque o processador com alguma outra máquina, para ver se o problema é mesmo no processador.
   OBSEVAÇÃO: sempre observar o socket, a voltagem, etc.., para saber se o processador é compatível com a placa-mãe, tanto na hora de testar, como na hora de comprar um novo.
   - Placa-mãe:  o problema pode estar na placa-mãe também, ela pode estar danificada em um dos chipsets ou queimada, para testar você só precisa de outra placa-mãe compatível com seus componentes. Antes de fazer isso, verifique se nenhum ponto da placa está encostando no gabinete, pois isso coloca a placa em curto e pode gerar um problema com essas características.

   Bom pessoal, espero ter ajuda, e qualquer dúvida podem deixar um comentário que estarei respondendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário